sábado, 31 de outubro de 2009

DEScultura.com

Nunca se criticou tanto e tão acidamente a educação brasileira quanto agora. E merecidamente, pois é pessima!!!
E, para que ela se mova, ainda é pouco o que criticamos. Entretanto, não podemos perder a perspectiva historica.
Nunca tivemos uma educação tão vibrante e em tão rapida transformação. Vamos entender o paradoxo:

Nossa educação é ruim porque sofreu quatro seculos de abandono. Foi nos ultimos cinquenta anos que tudo começou acontecer.
E, obviamente, é pouco tempo para recuperar os seculos perdidos e para evitar os solavancos e as incompetencias do crescimento açodado.
O desleixo passado nos deixa sequelas muito mais graves do que aquelas geradas pelas trapalhadas das decadas recentes.
Em 1612, o ducado de Weimar precede o resto da Europa, ordenando que toda criança de 6 a 12 anos deveria estar na escola, cumprindo uma jornada escolar de seis horas (proeza que até hoje não conseguimos alcançar).
Na Viena em 1774, aprova-se uma lei proibindo a contratação de aprendizes e empregadas domesticas sem um certificado escolar.
As colonias americanas da Nova Inglaterra, já no seculo XVIII, caminham rapidamente para a para a escolarização universal.
Em meados do seculo XIX, inspirada por Rivadavia e Sarmiento, a Argentina começa um processo rapido de escolarização (o Uruguai a acompanha!)
Aqui no Brasil, quase nada!!!!
Herdamos a tradição portuguesa de um ensino que conseguia ser ainda mais debil do que o espanhol.
O que recebemos de Portugal foi a herança de sua propria educação mirrada e mediocre, muito mais do que uma politica de conter o desenvolvimento do nosso ensino.
Ouvimos muitas lamurias sobre o vacuo educacional, após a expulsão dos jesuitas de São Paulo.
De fato, a cidade de São Paulo ficou sem escolas formais por 43 anos. Mas, enquanto funcionavam, seus colegios cobriam apenas 0,1% da população.
Trechos de documentos datados de 1821, acerca da educação, comenta:

"No Brasil não se deu a devida importancia a instrução primaria das classes baixas e medias da sociedade, e os que nas classes elevadas sentiam a necessidade de uma prestação mais completa nem por isso encontrava mais recursos."

Nossa educação era compativel com a mediocridade intelectual da epoca. Era um verdadeiro ensino de inutilidades ornamentais.
Em suma, a principal razão do atraso de hoje é o inicio tardio, pois as escolas só começaram a tomar alguma consistencia no seculo XX.
PORTANTO A NÓS, TATARANETOS, DESSA DESCULTURA PORTUGUESA NÃO SE PERMITE COMPLACENCIA JUSTAMENTE POR ESTARMOS TÃO ATRASADOS.

Jackson Caballero.
Adaptação Carolina Souza

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