sábado, 31 de outubro de 2009

Bebida é agua, comida é pasto!
Você tem fome de que? Você tem sede de que?
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saida para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida, diversão e balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida como a vida quer.

A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro
A gente quer inteiro e não pela metade...

MUDANÇAS JÁ!!!!

Adaptação: Carolina Souza

DEScultura.com

Nunca se criticou tanto e tão acidamente a educação brasileira quanto agora. E merecidamente, pois é pessima!!!
E, para que ela se mova, ainda é pouco o que criticamos. Entretanto, não podemos perder a perspectiva historica.
Nunca tivemos uma educação tão vibrante e em tão rapida transformação. Vamos entender o paradoxo:

Nossa educação é ruim porque sofreu quatro seculos de abandono. Foi nos ultimos cinquenta anos que tudo começou acontecer.
E, obviamente, é pouco tempo para recuperar os seculos perdidos e para evitar os solavancos e as incompetencias do crescimento açodado.
O desleixo passado nos deixa sequelas muito mais graves do que aquelas geradas pelas trapalhadas das decadas recentes.
Em 1612, o ducado de Weimar precede o resto da Europa, ordenando que toda criança de 6 a 12 anos deveria estar na escola, cumprindo uma jornada escolar de seis horas (proeza que até hoje não conseguimos alcançar).
Na Viena em 1774, aprova-se uma lei proibindo a contratação de aprendizes e empregadas domesticas sem um certificado escolar.
As colonias americanas da Nova Inglaterra, já no seculo XVIII, caminham rapidamente para a para a escolarização universal.
Em meados do seculo XIX, inspirada por Rivadavia e Sarmiento, a Argentina começa um processo rapido de escolarização (o Uruguai a acompanha!)
Aqui no Brasil, quase nada!!!!
Herdamos a tradição portuguesa de um ensino que conseguia ser ainda mais debil do que o espanhol.
O que recebemos de Portugal foi a herança de sua propria educação mirrada e mediocre, muito mais do que uma politica de conter o desenvolvimento do nosso ensino.
Ouvimos muitas lamurias sobre o vacuo educacional, após a expulsão dos jesuitas de São Paulo.
De fato, a cidade de São Paulo ficou sem escolas formais por 43 anos. Mas, enquanto funcionavam, seus colegios cobriam apenas 0,1% da população.
Trechos de documentos datados de 1821, acerca da educação, comenta:

"No Brasil não se deu a devida importancia a instrução primaria das classes baixas e medias da sociedade, e os que nas classes elevadas sentiam a necessidade de uma prestação mais completa nem por isso encontrava mais recursos."

Nossa educação era compativel com a mediocridade intelectual da epoca. Era um verdadeiro ensino de inutilidades ornamentais.
Em suma, a principal razão do atraso de hoje é o inicio tardio, pois as escolas só começaram a tomar alguma consistencia no seculo XX.
PORTANTO A NÓS, TATARANETOS, DESSA DESCULTURA PORTUGUESA NÃO SE PERMITE COMPLACENCIA JUSTAMENTE POR ESTARMOS TÃO ATRASADOS.

Jackson Caballero.
Adaptação Carolina Souza

domingo, 25 de outubro de 2009

Doe medula e seja um super doador!!!

Quem pode ser doador?

Pessoas com saúde em bom estado, entre 18 e 55 anos. É bom lembrar que:

  • Diabéticos podem doar;
  • Pessoas grávidas ou amamentando podem doar;
  • Pessoas que tem pressão alta podem doar;
  • Não há nenhuma restrição quanto a meningite, anemia ou hepatite 'a' que a pessoa tenha tido anteriormente;
  • Não há peso mínimo;
  • Pessoas que tem tatuagem pode doar.

Como é a compatibilidade de doadores?

Paciente tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos. A maior parte dos pacientes não encontra um doador compatível na família. Assim sendo, procura-se um doador compatível inscrito no registro nacional de doadores. Daí a importância de todos serem doadores de medula.

Por que se registrar?

O REDOME - Registro de Doadores de Medula Óssea é um banco de dados onde fica os dados e HLA dos doadores. É necessário um grande número de doadores registrados para que os pacientes tenham chance de encontrar um doador compátivel. Para o paciente, você pode representar a única possibilidade de cura.

Quais são os procedimentos com o doador compativel?

Se houver compatibilidade, o doador é convocado para um exame de sangue mais detalhado. O doador será avaliado para certificar seu bom estado de saúde.

Qual a forma de doação?

Quando o doador consultar o médico, este vai informar sobre qual a melhor forma de coleta célular para paciente que receberá a medula, de acordo com sua doença e da fase em que se encontra. O doador decide juntamente com médico sobre a melhor forma de doação.

Como a medula é removida?

Existem duas formas de doar medula:

Punção direta da medula óssea - É realizada com agulha, na região da nádega, de onde retirase uma quantidade de medula equivalente a uma bolsa de sangue. O procedimento dura 40 minutos e é feito com anestesia. O doador fica em observação por um dia e pode retornar para casa no dia seguinte. Após esse processo, o doador tem a sensação de que recebeu uma injeção oleosa, porém, não ficam cicatrizes, apenas míminas marcas de alguns furos de agulha.

Punção da veia - A coleta pela veia é realizada pela máquina de aferece. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a proliferação das células-mãe migram da medula para as veias e são filtradas. O processo de filtração dura em média 4 horas, até que se o número adequado de célular. O efeito colateral do medicamento é que ele provoca dores no corpo, como as de uma gripe. OS RISCOS PARA O DOADOR SÃO MÍNIMOS.

Como os pacientes recebem a medula?

Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em duas semanas a medula transplantada já estará produzindo células novas.

Posso doar mais de uma vez?

Dificilmente haverá mais de uma pessoa compatível com o doador, no entanto se for necessário , pode haver mais de uma Doação. A medula se regenera rapidamente, como acontece na doação de sangue.

Para ser doador precisa ter o mesmo tipo sanguineo?

Não! O que vai determinar se você pode ser ou não o doador é o teste de HLA e não o tipo sanguíneo.

Cadastro

  • Você precisa ter entre 18 a 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde.
  • Colher um exame de sangue (5 ml) para o teste de compatibilidade (HLA).
  • Fornecer sua identificação e endereço para serem colocados no banco de dados com o resultado de seu exame de (HLA).
  • Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada. Se houver compatibilidade, outros teste sanguíneos serão necessários.
  • Se a compatibiliadade for confirmada, você será convocado para decidir a doação.
  • Você será avaliado pelo um medico e receberá mais nformações.

Fonte: www.doemedula.com.br

sábado, 24 de outubro de 2009

Tenho cancer e agora????

Compreendemos que você, mais do que ninguém, sabe como é difícil estar com câncer. Na maioria das vezes, o diagnóstico da doença chega abalando todos os aspectos da vida.

A partir disso, você se vê diante de situações novas nas quais jamais pensou que um dia teria que enfrentar. Frente ao diagnóstico do câncer e de todas as mudanças que acompanham este momento, muitos são os questionamentos e dúvidas que passam a permear a sua vida.

De uma hora pra outra a sensação é de que tudo mudou e a pergunta que permanece é:

E agora, o que fazer?

Sabemos que existem pacientes que preferem não ler e não se informar a respeito do câncer. Não se preocupe, afinal, cada pessoa reage de uma forma e essas diferenças precisam ser respeitadas.

Para você que faz parte deste time de pacientes que prefere não se aprofundar a respeito do tratamento, nós preparamos e separamos algumas informações que são básicas e fundamentais para você neste momento da sua vida.

  • Converse com o seu médico e evite levar dúvidas pra casa.
  • Dê preferência a um tratamento que seja multiprofissional.
  • Procure um psicólogo (ou um psico-oncologista). Não deixe seus sentimentos de lado, eles precisam de muita atenção.
  • Visite o dentista antes de começar a quimioterapia.
  • Saiba que altos e baixos podem acontecer. Alguns dias você estará disposto (a), outros não...
  • Respeite suas vontades, mas não deixe de comer. Uma boa dica é você consultar uma nutricionista.
  • Aprenda a pedir e aceitar ajuda.
  • Leia sobre os Direitos dos pacientes com câncer.
  • Não deixe de conversar com a sua família. Ela é fundamental neste momento.
  • Se possível, faça exercícios físicos e/ou exercícios mentais: Leia um livro, ouça uma música que lhe agrada ou assista uma boa comédia.
  • Saiba que você pode ter qualidade na sua vida, mesmo durante o tratamento do câncer. Procure realmente se distrair e fazer outras coisas, sempre respeitando os seus novos limites.
Fonte: Oncoguia

Cancer genetico ou hereditario???

Todo câncer é causado por uma alteração nos genes. Isto NÃO significa que seja hereditário. Isto apenas significa que esta alteração nos genes causou uma seqüência de eventos nas células de um órgão que acabou causando o aparecimento de um tumor maligno. A grande pergunta é se esta alteração nos genes ocorreu ao acaso (o que ocorre na grande maioria dos casos de câncer, especialmente quando o câncer ocorre em pacientes idosos) ou se foi herdada (ou seja, a alteração genética passou de pai (ou mãe) para filho (a).

Na grande maioria dos casos de câncer, trata-se de uma alteração genética adquirida ao longo da vida pelo indivíduo doente. Raramente a alteração genética foi herdada. O indivíduo que adquiriu esta alteração genética ao longo da vida NÃO irá passar esta alteração para seus filhos. Apenas entre 5 e 10% de todos os casos de câncer são conseqüência de alteração genética hereditária, ou seja, transmissível de pai (mãe) para filho(a).

Casos de câncer precoce (em pacientes abaixo de 50 anos) merecem uma maior preocupação e a discussão com o médico do paciente, quanto ao risco de se tratar de um câncer hereditário.

As exceções a esta regra acima (câncer em indivíduos jovens) são: tumores de testículo, linfomas e leucemias. Estas doenças freqüentemente ocorrem em pacientes jovens sem que eles tenham qualquer predisposição hereditária. Portanto tumores “típicos” de gente jovem, quando ocorrem em gente jovem, NÃO devem desencadear uma investigação familiar.

Nos casos de alterações genéticas hereditárias, não são todos os filhos e netos que herdam estas alterações, e freqüentemente é impossível saber qual filho ou neto tem a alteração, a não ser que seja feito um teste genético bastante sofisticado. Dependendo do tipo de alteração genética, a transmissão da alteração genética hereditária pode afetar desde alguns por cento até 100% dos filhos.

Nem todo individuo que herda uma predisposição genética irá desenvolver o câncer. Há inclusive alterações genéticas predisponentes que apenas raramente acabam desencadeando câncer.

Os testes genéticos para detectar uma predisposição hereditária ao câncer são extremamente caros e a simples discussão quanto à indicação de fazê-los pode gerar um quadro de ansiedade trazendo mais problemas que a própria doença. Portanto, nenhum paciente ou parente de paciente deve ser submetido a teste genético de predisposição ao câncer sem antes ser amplamente orientado quanto às implicações do teste (seja ele de resultado positivo ou negativo).

A orientação/decisão quanto à necessidade de se fazer testes genéticos deve ser feita em conjunto pelo médico oncologista e/ou por um profissional especializado em aconselhamento genético, nunca por um médico sem o preparo para discutir as implicações do teste.

O paciente que é diagnosticado com algum câncer em idade jovem, e cujo tipo de câncer não é “típico” para jovens, deve de fato indagar quanto ao risco de seus pais, irmãos e filhos.

Os tipos de câncer que mais nos preocupam a este respeito são exatamente aqueles em que não há uma causa clara. Assim, tumores como câncer de pulmão e de cabeça e pescoço, que são causados pelo tabaco, raramente são decorrentes de alteração genética hereditária. A infecção pelo papilomavírus humano predispõe ao câncer de colo de útero, não sendo, portanto suspeita alteração genética hereditária nestes casos.

Os tumores mais freqüentemente associados a alterações genéticas hereditárias são: câncer de mama, câncer de cólon (intestino grosso) e reto, câncer de ovário e câncer de tireóide. Dito isto, apenas uma minoria dos pacientes com câncer nestes órgãos tem uma alteração genética hereditária.

O cenário mais comumente visto por nós no ambulatório é o de mulheres jovens com câncer de mama ou ovário, e cuja mãe e/ou irmã também tiveram um destes tumores em idade jovem. Estas pacientes perguntam o que deve ser feito a respeito dos (as) filhos(as).

Na impossibilidade de se fazer o teste genético, o oncologista pode usar alguns fatores relacionados ao paciente (a história familiar é o mais importante), ao tumor e ao grau de parentesco para prever que conduta teria a melhor chance de prevenir o possível aparecimento de um tumor em um parente determinado.

Esta decisão envolve a análise de dados complicados, não cabendo maior discussão neste momento.

O resumo da história é que a maioria dos tumores malignos não são hereditários; a discussão quanto a um possível fator hereditário não deve ser uma conversa leviana, e sim uma discussão por profissionais dedicados ao estudo desta questão. Há profissionais dedicados ao aconselhamento genético, e todo paciente deveria ter acesso a uma discussão com este profissional, por menor que seja a probabilidade de tratar-se de um câncer de origem hereditária.

Certamente o leitor terá inúmeras dúvidas mesmo lendo este texto. Encorajamos pacientes e parentes para que façam as perguntas ao seu médico.

Dr Rafael Kaliks
Oncologista Clínico

Mitos e verdades sobre o cancer

O câncer é contagioso?
Mito. Mesmo o câncer causado por vírus não é contagioso, ou seja, não passa de uma pessoa para a outra por contágio como ocorre com resfriados, por exemplo. No entanto, alguns vírus oncogênicos, isto é, capazes de produzir câncer, podem ser transmitidos através do contato sexual, de transfusões de sangue ou de seringas contaminadas utilizadas para injetar drogas.

Desenvolver um câncer é um castigo?
Mito. Há várias causas para o câncer, sobretudo tabagismo, consumo exagerado de álcool, maus hábitos alimentares, sedentarismo que são os principais responsáveis pelos casos de câncer.

Pessoas na minha família tiveram câncer, terei também porque o câncer é hereditário?
Mito. Em geral, o câncer não é hereditário. Há apenas alguns raros casos que são herdados, tal como o retinoblastoma, um tipo de câncer de olhos que ocorre em crianças. Entretanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação de carcinógenos, isto é, agentes que provocam o desenvolvimento de um câncer ou tumor maligno no organismo, o que explica por que algumas delas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno ambiental. Mas, repetimos: o câncer não é comprovadamente hereditário.

Pessoas afro-descendentes não correm risco de ter câncer de pele?
Mito. Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, no entanto aquelas com maior concentração de melanina na pele, como as pessoas afro-descendentes, apresentam menor incidência de tumores de pele. Embora seja raro, podem ter câncer de pele, principalmente na palma das mãos ou na planta dos pés. Por isso, todos devem proteger-se do sol usando chapéus e filtros solares adequados.

Câncer de pele é mais comum em pessoas com idade acima de 40 anos?
Verdade. Os efeitos nocivos do sol são cumulativos, por isso é comum que o câncer de pele e suas lesões apareçam após os 40 anos.

Charutos e cachimbos provocam menos câncer de pulmão que cigarros comuns?
Mito. Tanto os cigarros como os charutos e fumo para cachimbos consistem em folhas de tabaco secas, além de outras substâncias. Dentre aquelas já identificadas no tabaco e na sua fumaça, 43 são comprovadamente cancerígenas. Como há mais fumantes de cigarros do que de charutos e cachimbos, a ocorrência de câncer por cigarro é maior, no entanto charutos e cachimbos são igualmente perigosos.

O tabaco causa apenas câncer de pulmão?
Mito. O hábito de fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. Também contribui para o surgimento do câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim e estômago, além de algumas formas de leucemia.

A destruição da camada de ozônio aumenta as chances de se desenvolver algum tipo de câncer, principalmente o câncer de pele?
Verdade. Com a destruição da camada de ozônio, os raios UV-B e UV-C aumentam sobre a Terra. Os raios UV-B estão diretamente relacionados ao surgimento do câncer de pele e os raios UV-C são potencialmente mais carcinogênicos do que os UV-B.

Desodorante antiperspirante pode causar câncer de mama?
Mito. De forma alguma. Esse é um boato que circula na Internet, mas nada tem de verdadeira. Na axila nem existem células mamárias. Não existem pesquisas ou estudos que demonstrem haver qualquer ligação entre as duas coisas. O que pode acontecer é o entupimento de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.

Um tumor pode ser causado por um trauma, por exemplo, uma pancada durante uma batida de automóvel?
Mito. A batida pode formar um caroço, que, em exames rotineiros, se assemelha a um câncer, mas é benigno. Outra coisa comum é que, a partir do choque, a preocupação da pessoa aumente e, através do toque mais freqüente ou outro exame, ela descobre um nódulo que já estava presente em seu corpo.

A maior incidência de câncer de pele ocorre na cabeça, no rosto e no pescoço?
Verdade. Isto porque estas são as áreas mais expostas à radiação.

O uso de filtro solar protege contra todos os raios ultravioleta?
Mito. Nem todos os filtros solares oferecem proteção completa para os raios UV-B e UV-A. Como eles disfarçam os sinais de excesso de exposição ao sol, as pessoas não vêem as queimaduras e continuam se expondo. O problema é que radiações como as infravermelhas não são bloqueadas pelos filtros solares.

Encontrei um nódulo em meu pescoço. Estou com câncer?
Mito. O auto-exame da tireóide é muito importante para detectar nódulos precocemente. No entanto, localizar um nódulo na tireóide não significa que você esteja com câncer. Procure seu médico que irá solicitar exames para verificar a importância do nódulo encontrado. A maioria dos caroços encontrados na tireóide é benigna.

Hipotireoidismo ou hipertireoidismo podem ser sintomas do câncer de tireóide?
Mito. Todas as pessoas que têm alguma alteração na atividade da tireóide devem consultar um médico e realizar os exames para verificar a causa desta alteração. Nesta avaliação, a ultra-sonografia pode detectar um nódulo. E muitos nódulos da tireóide são benignos.

É melhor ter vários nódulos que um só?
Mito. Estudos indicam que o fato de ter um ou vários nódulos não influencia na gravidade da doença. É importante lembrar também que nódulo nem sempre é câncer.

O câncer tem cura?
Verdade. Embora a medicina indique, sempre, o tratamento individualizado e cada paciente responda de uma maneira particular às terapias, o câncer é curável, desde que diagnosticado precocemente e acompanhado corretamente.

Andar muito de avião ou ficar sempre perto de antenas de celulares aumenta o risco de desenvolver câncer?
Mito. Não há nenhuma comprovação científica de que radiação de celulares, microondas, aviões possa causar tumores. Telefones celulares emitem doses pequenas de radiação eletromagnética. Até o momento, os estudos feitos para determinar a relação dessa radiação com o aparecimento de câncer não mostraram nenhuma evidência de que isso ocorra, mas o assunto permanece “em aberto” e mais pesquisas são necessárias para se chegar a uma conclusão. Convém ressaltar que radioatividade em altas concentrações representa riscos para desenvolver um câncer.

Alimentos cozidos em forno de microondas podem provocar câncer?
Mito. As microondas não tornam o alimento radioativo, nem apresentam risco de exposição à radiação desde que usadas de acordo com as instruções. A exposição a altas doses de radiação por microondas pode ocasionar queimaduras ou cataratas nos olhos, mas a pequena quantidade que pode vazar de um forno caseiro não causa problemas.

O câncer de próstata causa diminuição de virilidade?
Mito. O toque retal não afeta o desempenho sexual de quem é submetido ao exame. Se a doença for descoberta ainda no início, o tratamento não influenciará a atividade sexual do paciente. Portanto não haverá riscos de perda de apetite ou desempenho sexual.

Um paciente com câncer de próstata pode ter perda da masculinidade?
Mito. A única alternativa médica possível para verificar se a próstata está normal ou se há alterações é realizar o exame de toque retal (pois o reto é a via natural de acesso à próstata por ter sua parede ligada a esse órgão). O exame em nada influencia a orientação sexual do paciente.

A freqüência sexual interfere na ocorrência de câncer?
Mito. Imaginar que uma vida sexual mais ou menos ativa influencia a ocorrência da doença. Especialistas afirmam que não há relação alguma entre a freqüência sexual e o surgimento de câncer. Cabe aqui informar que a atividade sexual não ajuda a proteger as mamas contra o câncer. O que pode protegê-las contra doenças mamárias é a gravidez e a lactação.

Se eu faço o auto-exame de mamas todos os meses não preciso fazer mamografia?
Mito. Normalmente, se você fizer o auto-exame todos os meses e visitar seu médico anualmente, uma mamografia por ano é suficiente. Nem o auto-exame, nem o exame médico, nem a mamografia são eficientes sozinhos. Alguns cânceres de mama são detectados apenas com a mamografia. Outros são detectados apenas com exame médico, por esta razão, a American Cancer Society (ACS) recomenda a mamografia, junto com o auto-exame e o exame físico feito por um profissional de saúde.

Anemia transforma-se em leucemia?
Mito. A leucemia causa anemia, devido à diminuição do número da fabricação das células vermelhas. Quase todas as crianças que têm leucemia apresentam anemia. Mas nem todas as que têm anemia vão desenvolver leucemia. A anemia tem diversas causas como o excesso de menstruação e má alimentação.

Amamentar protege o peito do câncer de mama?
Verdade. Quando o bebê mama, as células mamárias ficam ocupadas com a produção de leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença.

O que é leucemia mieloide aguda?

A leucemia mielóide aguda (LMA) é resultado de uma alteração genética no DNA de células em desenvolvimento na medula óssea. Esta alteração não é hereditária. A leucemia mielóide aguda (LMA) gera crescimento exagerado e acúmulo de células chamadas de mieloblastos ou “blastos leucêmicos”, que deixam de funcionar como células sangüíneas normais. Além disso, a leucemia mielóide aguda (LMA) bloqueia a produção normal de células da medula, com uma deficiência de células vermelhas, plaquetas e de células brancas no sangue. A deficiência de células vermelhas causa a anemia; a de plaquetas causa hematomas e sangramentos; e a de células brancas aumenta o risco de infecções.

Geralmente, é difícil estabelecer as causas da leucemia mielóide aguda. Entretanto, alguns estudos relacionam a LMA à exposição a benzeno, à radiação ionizante, como houve em Hiroshima e à quimioterapia no tratamento de câncer de mama, ovário ou linfomas.

A Leucemia Mielóide Aguda (LMA) pode ocorrer na infância, adolescência, entre adultos e idosos, mas predomina na infância, tanto em meninos quanto em meninas. O risco de apresentar Leucemia Mielóide Aguda (LMA) é maior em pacientes portadores de algumas doenças genéticas como síndrome de Down, anemia de Fanconi e anemia de Blackfan-Diamond. Existe maior risco também em crianças previamente tratadas de outro tipo de câncer.

Os sintomas da leucemia mielóide aguda são: palidez, sangramentos sem motivo aparente e febre. Raramente, pode haver aumento das gengivas e inchaço das glândulas parótidas, mas quando aparecem costumam ser sintomas de leucemia mielóide aguda. É comum também aparecerem ínguas e aumento do baço e fígado. Cloroma, que é uma massa localizada de células tumorais, pode aparecer em qualquer região do corpo, mas principalmente atrás dos olhos e na epidural que é a membrana que recobre o sistema nervoso central. O cloroma pode aparecer antes da leucemia mielóide aguda atingir totalmente a medula óssea.

É comum também os pacientes com leucemia apresentarem infecções, anemia e sangramentos.

O médico faz um levantamento histórico, um exame físico, pede exames de sangue antes de fazer um primeiro diagnóstico da leucemia mielóide aguda. No entanto, o mielograma que é a punção da medula óssea é que confirma ou descarta esse diagnóstico. O diagnóstico definitivo de leucemia mielóide aguda é feito através da análise microscópica da medula óssea e da realização de exames de imunofenotipagem que são exames que avaliam o tipo de leucemia. A análise das alterações genéticas das células blásticas é feita por um teste de citogenética e envolvimento do sistema nervoso pode ser avaliado por meio da coleta do líquido cefalorraquiano, o líquor.

O tratamento quimioterápico inicial da LLA é chamado de indução da remissão. O objetivo desse tratamento é chegar à remissão, isto é, fazer com que as células blásticas desapareçam da medula óssea. Quando a remissão é atingida, a produção normal dos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas é volta ao normal.

O programa geral de tratamento para leucemia mielóide aguda (LMA) é feito por quimioterapia acrescido do tratamento preventivo do sistema nervoso central. Pacientes que não respondem ao tratamento são candidatos ao transplante de medula óssea.


Fonte:
http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=36&id=308&menu=2

domingo, 18 de outubro de 2009

Utopia

Maybe happiness is utopia, maybe it is not. In fact, what is happiness? Can a person be happy all her life long???

I do not think so. Perhaps we are happy with sad moments, or we are sad with happy moments, or we are both.

However, it is impossible to be happy with so many people hurting around you. We can not pretend that everything is all right. Life will not go on for everybody.

Try helping someone next you, make her day worth.

It is probable that we will never get to happiness, yet we may get closer.

Carolina Souza

sábado, 17 de outubro de 2009

WORLD HUNGER

There are 1.02 billion undernourished people in the world today. That means one in nearly six people do not get enough food to be healthy and lead an active life. Hunger and malnutrition are in fact the number one risk to the health worldwide — greater than AIDS, malaria and tuberculosis combined.

Among the key causes of hunger are natural disasters, conflict, poverty, poor agricultural infrastructure and over-exploitation of the environment. Recently, financial and economic crises have pushed more people into hunger.

As well as the obvious sort of hunger resulting from an empty stomach, there is also the hidden hunger of micronutrient deficiencies which make people susceptible to infectious diseases, impair physical and mental development, reduce their labour productivity and increase the risk of premature death.

Hunger does not only weigh on the individual. It also imposes a crushing economic burden on the developing world. Economists estimate that every child whose physical and mental development is stunted by hunger and malnutrition stands to lose 5-10 percent in lifetime earnings.

Among the Millennium Development Goals which the United Nations has set for the 21st century, halving the proportion of hunger people in the world is top of the list. Whereas good progress was made in reducing chronic hunger in the 1980s and the first half of the 1990s, hunger has been slowly but steadily rising for the past decade.


http://www.wfp.org/hunger

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Recado do PSDB

O PSDB tem um novo espaço para a troca de informações e opiniões na Internet. É a página Rede PSDB
Lá você terá acesso direto ao conteúdo de outros sites do PSDB e links para centenas de sites, blogs e twitters tucanos.
Além disso, na seção Painel, vamos discutir o fato do dia – uma notícia, um artigo, uma imagem, um video – com dirigentes, formuladores, filiados e simpatizantes do partido.
Você, que atualizou seu contato com o PSDB, é nosso convidado especial para inaugurar esse espaço.
Inscreva-se no Painel clicando aqui e entre na discussão.
Sua participação na Rede PSDB é importante. Juntos pensamos melhor e podemos fazer mais pelo Brasil.

Eduardo Graeff

Endereço
PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira
Av. L2 Sul, Quadra 607, Ed. Metrópolis, Cob. 02
Brasília, DF 70.200-670

Telefone
(61) 3424-0545

Fale conosco
tucano@psdb.org.br

Navegue com o PSDB
http://www.psdb.org.br
http://diariotucano.blogspot.com
http://petrobrasblogdacpi.blogspot.com
http://www.gentequemente.org.br
http://twitter.com/gentequemente
http://twitter.com/redepsdb
http://delicious.com/redepsdb

Entre na Rede do PSDB. Cadastre-se aqui: http://www.psdb2009.org.br

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Amor X Amizade

Perguntei a um sábio,a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,na Amizade compreensão.
O Amor é planta doe com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,e com troca de alegria e
tristeza,torna-se uma grande e querida companheira.
Mas quando o Amor é sincero ele
vem com um grande amigo,e quando a
Amizade é concreta,ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo ou uma grande paixão,
Ambos sentimentos coexistem dentro do seu coração.

William Shakespeare

SONETO LXX - Shakespeare

Se te censuram, não é teu defeito,
Porque a injúria os mais belos pretende;
Da graça o ornamento é vão, suspeito,
Corvo a sujar o céu que mais esplende.
Enquanto fores bom, a injúria prova
Que tens valor, que o tempo te venera,
Pois o Verme na flor gozo renova,
E em ti irrompe a mais pura primavera.
Da infância os maus tempos pular soubeste,
Vencendo o assalto ou do assalto distante;
Mas não penses achar vantagem neste
Fado, que a inveja alarga, é incessante.
Se a ti nada demanda de suspeita,
És reino a que o coração se sujeita.

Soneto LXXXVIII - Shakespeare

Quando me tratas mau e, desprezado,
Sinto que o meu valor vês com desdém,
Lutando contra mim, fico a teu lado
E, inda perjuro, provo que és um bem.
Conhecendo melhor meus próprios erros,
A te apoiar te ponho a par da história
De ocultas faltas, onde estou enfermo;
Então, ao me perder, tens toda a glória.
Mas lucro também tiro desse ofício:
Curvando sobre ti amor tamanho,
Mal que me faço me traz benefício,
Pois o que ganhas duas vezes ganho.
Assim é o meu amor e a ti o reporto:
Por ti todas as culpas eu suporto.

The climb - Miley Cyrus

I can almost see it
That dream I'm dreaming but
There's a voice inside my head saying
You'll never reach it
Every step I'm taking

Every move I make
Feels lost with no direction
My faith is shaken
But I, I gotta keep trying
Gotta keep my head held high


There's always gonna be another mountain
I'm always gonna wanna make it move
Always gonna be an uphill battle
Sometimes I'm gonna have to lose
Ain't about how fast I get there
Ain't about what's waiting on the other side
It's the climb


The struggles I'm facing
The chances I'm taking
Sometimes might knock me down
But no, I'm not breaking
I may not know it
But these are the moments that I'm gonna remember most, yeah
Just gotta keep going and I
I gotta be strong
Just keep pushing on
'Cause


There's always gonna be another mountain
I'm always gonna wanna make it move
Always gonna be an uphill battle
Sometimes I'm gonna have to lose
Ain't about how fast I get there
Ain't about what's waiting on the other side
It's the climb

Keep on moving

Keep climbing
Keep the faith
Baby
It's all about
It's all about the climb
Keep the faith
Keep your faith
Woah-oh-oh-oh

YES, NÓS JÁ TEMOS HALLOWEEN

Agora sim. Agora vamos. Um importante passo no rumo da inserção do Brasil no Primeiro Mundo foi dado nos últimos anos com o início da celebração, por aqui, da festa conhecida como halloween. Sim, já há halloween no Brasil. Em pleno Brasil lindo e trigueiro, para não dizer inzoneiro, este Brasil brasileiro, terra de vatapá, caruru e munguzá, havia na semana passada lojas vendendo roupas e chapéus de bruxa. Escolas promoviam festas alusivas à data. Casas noturnas anunciavam bailes comemorativos.
Crianças invadindo as casas e pedindo doces, senão fazem malvadezas: "Me dê um trato ou faço uma traquinagem!" Abóboras ocas, chapéus cônicos, vassouras voadoras. Dá para acreditar que isso esteja ocorrendo no Brasil, até ontem tão atrasado? Para os leitores que não sabem o que é halloween, pois nem tudo é perfeito, ainda, no Brasil, trata-se daquele evento, na véspera do Dia de Todos os Santos, com o qual os americanos celebram o Dia das Bruxas. Pois agora já estamos quase iguais aos americanos. Temos halloween. Yes, nós temos halloween.
O fenômeno por enquanto circunscreve-se às áreas chiques de São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades. O povão ainda não chegou lá. Na verdade, o povão sempre chega atrasado. Em seu meio, ainda nem existe o hábito de colar adesivos com gracejos em inglês no automóvel. A rigor, a grande maioria nem tem automóvel. Portanto, mesmo se fosse a Miami e comprasse um adesivo, não teria onde colar.
O halloween veio culminar uma série de avanços ultimamente experimentados pela boa sociedade brasileira. Já há lugares onde se pode pedir sorvete de vanilla, muito superior ao de baunilha. As redes de sorveteria La Basque e Babuska oferecem vanilla. Mesmo que a palavra seja de origem espanhola, foi incorporada pela língua inglesa, e os americanos a utilizam. Vale dizer que, no La Basque e na Babuska, toma-se sorvete em inglês, o que impressiona muito mais ao paladar.
Também há lojas que anunciam sales e oferecem produtos com preços 10% off, ou 20% off, o que é muito mais vantajoso do que uma simples liquidação que ofereça descontos equivalentes. E já se pode ligar para uma pizzaria que faça delivery, em vez de entrega, sem falar na inominável venda para viagem. Com a delivery, garantem-se rapidez e segurança no percurso.
Em certas esquinas de shopping center, olha-se em volta e só se vê inglês. Mergulha-se então na magia dos Ws e Ys, na simpatia do S. Esse Brasil, sim, dá gosto. Ele fazia por merecer o halloween, que mesmo que fosse só uma palavra, sem significado, já nos conduziria a um mundo de encantamento, com sua formidável carga de Ls e Es duplos, enriquecido ainda por um W e um H como deve ser, não mudo e inútil, mas trabalhado desde o fundo da garganta, sem medo de ser ouvido.O Brasil que dá gosto é aquele que não parece Brasil. Não.
O Brasil que dá gosto é aquele que não só não parece o Brasil, mas parece os Estados Unidos. É a este que, como numa vassoura de bruxa, nos transporta o halloween.
Talvez o leitor tenha desconfiado de que se tentou fazer ironia, neste texto. Mas talvez não, dadas as deficiências do escriba. Então vai-se direto ao ponto: festejar o halloween, no Brasil, é coisa de basbaques.
Assim como saborear "vanilla" , vender "off" e despachar "delivery". É coisa de imitadores. Ainda se fosse para imitar o que a civilização americana tem de fundamental, como o respeito à lei e à ética do trabalho, vá lá. Mas não - é para imitar pela rama, ciscando no que há de estéril e superficial. Ora, imitar, macaquear, querer igualar-se àquele que se considera superior pelas vãs artimanhas do arremedo não é apenas confessar-se inferior, nem falsificar-se a si mesmo como outros falsificam uísque. Antes, é uma das mais antigas e consistentes formas de ser tolo.
Roberto Pompeu de Toledo